Pedras nos rins?

Os cálculos renais ou pedras nos rins têm a sua origem através de ácido úrico e através da precipitação de cálcio e de sais de oxalato. Os cálculos poderão apresentar diferentes formatos, no então quando estes apresentam um formato pontiagudo poderão danificar os tecidos por onde se deslocam, originando deste modo dores muito acentuadas - cólicas, que poderão originar infecções a nível do aparelho urinário, podendo em muitos casos a urina sair misturada com sangue.

Se sofre de cálculos renais é fundamental que tenha alguns cuidados alimentares, deste modo deve evitar consumir gorduras, fritos, massas, doces e carne, deve comer com moderação azeite e ovos, deve ter o especial cuidado de mastigar muito bem todos os alimentos ingeridos, deve excluir do seu cardápio enchidos, enlatados, produtos salgados, evitando também desta forma o uso abusivo de sal na sua alimentação. Também deve evitar consumir em demasia leite e seus derivados, deve optar por uma dieta saudável, preferencialmente vegetariana, deve ter o cuidado de limitar o consumo excessivo de proteínas, deve aumentar o consumo de líquidos, dando assim preferência ao consumo de água, deve evitar o consumo de feijão, salsa, aipo, tomate e espinafre. Também deve tentar fazer semanalmente algumas refeições exclusivas de frutas, como a maçã, o mamão e a pêra, bem como também deve substituir semanalmente uma refeição por sumo de fruta.

Ainda falando um pouco dos cuidados a ter a hidroterapia poderá ser fundamental para o tratamento deste problema, deste modo é recomendado que faça banhos de assento quente. Outro tratamento que ainda pode utilizar como tratamento dos cálculos renais é a aplicação de uma cataplasma quente de linhaça sobre a região abdominal, deve esta ser aplicada pelo período de vinte minutos.

Apesar de lhe apresentar-mos alguns cuidados e alguns tratamentos é muito importante que seja acompanhado por um especialista, pois em alguns casos os cálculos renais têm de ser retirados através de cirurgia.