Colecistite

Doença resultante da infecção da vesícula biliar. A vesícula biliar é um pequeno órgão anexado à parte inferior do fígado, que tem como função o armazenamento de um líquido esverdeado, este que quando segredado irá ajudar no desenrolar do processo digestivo e intestinal. Sabe-se que o fígado de um adulto chega a produzir ao longo de um dia perto de 850 ml de bílis, acabando este depois por ficar armazenado na vesícula biliar.

A amigdalite, a hepatite, a cirrose hepática e os cálculos biliares, são alguns dos principais responsáveis pelo aparecimento da colecistite, uma vez que estes proporcionam o aumento da inflamação da vesícula biliar.

Tal como muitas outras doenças a colecistite também apresenta alguns sintomas, dentro desses poderemos destacar a dor intensa e incomodativa sobre o lado direito do ventre, podendo esta também alongar-se até à região do estômago, febre, náuseas, má disposição e alteração do ritmo cardíaco são alguns dos principais sintomas causados pelo desencadear da colecistite.

Sendo assim se se deparar com a manifestação de todos os sintomas anteriormente apresentados, ou se desconfiar que tenha contraído esta doença é fundamental que procure imediatamente ajuda médica e evite fazer esforços bruscos. Depois após lhe ser detectado este problema, lembre-se sempre que deve aplicar algumas práticas no seu dia-a-dia, pois só assim irá conseguir colmatar esta doença. Desta forma deve optar por refeições muito saudáveis, deve evitar comer carne, produtos gordos, fritos, manteigas, margarinas, ovos e lacticínios. E como não podia faltar, é recomendado que ingira bastante água ao longo de todo o dia.