O que é a bronquite



A bronquite é um problema de saúde causado pela inflamação dos brônquios. Geralmente esta inflamação poderá ocorrer devido a estados gripais, sarampo e resfriados, no entanto este problema também poderá surgir devido as baixas defesas do organismo, isto é a bronquite também poderá ocorrer derivado da existência de germes sobre as nossas vias respiratórias.

Locais com cheiro a bafio, com poeiras ou fumos são os locais que mais propiciam o aparecimento de bronquite, pois estes ambientes fragilizam e danificam os brônquios. Tal como outras doenças, também existem alguns sintomas associados a esta, deste modo a bronquite provoca falta de apetite, dores sobre o tórax, expectoração excessiva, tosse seca e dificuldades a nível respiratório. 

Deste modo se sofre ou se alguma vez vier a contrair esta doença é fundamental que se instale num local com ambiente limpo e arejado, evitando assim as correntes de ar. No entanto os cuidados não ficam por aqui, ao nível alimentar deve evitar alimentos como o cacau e seus derivados, alimentos de alto teor de gordura, como manteigas, margarinas, carnes gordas, fritos, lacticínios, ovos, entre outros e deve ter especial atenção de evitar ou até mesmo abolir do seu dia-a-dia alimentos ou bebidas muito geladas.

Por sua vez deve fazer banhos de vapor (sauna) com aroma de eucalipto, uma vez que este elemento é óptimo para desobstruir as vias respiratórias. Outro componente fundamental para tratar a bronquite é a prática regular de exercício físico ao ar livre, no entanto deve sempre lembrar-se que este deve ser feito de forma moderada, logo opte sempre por fazer caminhas ou pequenos exercícios que não necessitem de muita energia. Se gosta de sol eis uma boa noticia. Pois é! Os banhos de sol também são recomendados para quem sofre de bronquite, deste modo pode relaxar e ao mesmo tempo estará a tratar da sua saúde. Por fim devo lembrar que tal como em muitos outros casos a hidratação do corpo é fundamental, logo é recomendado que ingira diariamente entre um litro e meio de água a dois litros.