O que é a fitoterapia

A fitoterapia tem como significado o tratamento através da utilização de medicamentos de caracter vegetal. Como sabemos antes da farmácia ser de caracter químico, nesta eram realizados tratamentos com base em plantas medicinais.

Para quem não sabe o significado de fitoquímico, podemos-lhe dizer que este nome está associado a um tratamento vegetal, a curar e a preservar a saúde através da utilização de plantas medicinais. Ao longo dos tempos e cada vez mais se vem a salientar que uma alimentação saudável, rica em vegetais e frutas é um excelente método para o tratamento de muitas doenças, dado a composição destes alimentos conter uma elevada fonte de fotoquímicos.

Os diabetes, o cancro, a hipertensão arterial e a arteriosclerose são algumas das doenças cronicas que podem ser tratadas através da utilização de fitoquímicos, uma vez que os fitoquímicos não possuem ácidos gordos nem colesterol na sua composição, porém são compostos por um elevado teor de fibras, ácido fólico entre outros componentes que atuam como protectores do organismo.

Esta actualmente comprovado que a percentagem de pessoas que consomem frutas e legumes em abundancia têm menos riscos de vir a sofrer de cancro do pulmão, cancro do colo do útero, cancro do pâncreas e cancro do cólon.

Eis alguns dos alimentos que contêm propriedades anticancerígenas: hortelã pimenta, tomilho, orégãos, pepino, arroz integral, centeio, trigo integral, tomates , brócolos, soja, citrinos, entre outros.

Como pode verificar existe uma grande quantidade de alimentos que segundo a maior parte dos especialistas podem actuar como protectores da nossa saúde. Deste modo e tendo em conta tudo o que fora referido anteriormente, se quiser ser saudável deve integrar na sua alimentação alimentos saudáveis, pois só assim irá conseguir obter um corpo saudável e forte.