Artritismo

Entende-se por artritismo uma doença igualmente parecida com reumatismo, sendo esta caracterizada pela inflamação de inúmeras articulações do nosso corpo, sendo estas normalmente desencadeadas devido a alterações metabólicas do nosso organismo que propiciam a aglomeração de ácido úrico no nosso organismo.

Dores das articulações, inchaços, alteração constante do sistema nervoso, dores de cabeça e por vezes dificuldades respiratórias, são alguns dos sintomas do artritismo. Logo tendo em conta que o artritismo surge derivado ao excesso de ácido úrico, para que haja um tratamento que surta efeitos positivos é fundamental alterar os seus hábitos alimentares de modo a eliminar os alimentos ricos em ácido úrico, como é o caso da carne, especialmente as suas miudezas, o peixe, os ovos, os legumes secos, o café, o chá preto, o chocolate e seus derivados e as bebidas alcoólicas. Sendo assim é recomendado a ingestão de alimentos básicos e frutas, dando essencialmente preferência a frutas da época.

No entanto não é só através da alimentação que se pode reduzir o nível de ácido úrico, uma vez que a prática regular de exercício físico e banhos de sol matinais também contribuem positivamente para a sua eliminação. Ainda em relação ao tratamento a geoterapia – aplicação de uma compressa de argila juntamente com cebola ralada sobre o local afectado, e a hidroterapia - banhos de vapor, aplicação de um saco/”botija” de água quente sobre a zona afectada, também são tratamentos vitais para a eliminação do ácido úrico.

Uma boa alimentação e a prática regular de exercício físico pode ser a solução