Arteriosclerose

A arteriosclerose é uma doença caracterizada pela alteração das paredes das artérias, sendo que esta alteração surge devido à acumulação de gorduras e de algumas partículas no seu interior, tornando-as assim duras. Essencialmente apesar desta doença se poder desencadear em qualquer indivíduo, as pessoas que contêm um elevado nível de colesterol no sangue têm mais probabilidade de vir a sofrer de arteriosclerose. No entanto apesar de ainda não estar provado cientificamente a sua origem calcula-se que os fumadores e os obesos também são um grande grupo de risco e claro como em muitas outras doenças, no caso desta o factor hereditário também tem um elevado peso.

Essencialmente a arteriosclerose não é um problema muito grave, no entanto quando associada à hipertensão arterial, antecedentes de enfarte miocárdio, diabéticos, consumidores excessivos de cafeína, consumo de comidas bastante condimentadas, vida sedentária, uso da pílula anticoncepcional, esta doença precisa de cuidados acrescidos logo desde o início é fundamental o acompanhamento médico.

Tal como em todas as doenças existem métodos preventivos o caso da arteriosclerose não é diferente, sendo assim se não quer vir a sofrer desta doença ou se quer diminuir a possibilidade de vir a sofrer de arteriosclerose, deve incutir no seu dia-a-dia algumas práticas. Tais como, a prática de uma alimentação saudável, com baixa ingestão de gorduras, como a manteiga, as margarinas, lacticínios gordos, os fritos, ovos em excesso, os doces, bebidas com cafeína, como o café e o chá preto e claro evite consumir comida bastante condimentada e com sal excessivo.