O que é a ascite

Ascite, vulgarmente conhecida por barriga de água é uma doença caracterizada pela dilatação do ventre, sendo esta devido à acumulação de líquido no interior do ventre. Normalmente a ascite surge derivado de outras doenças, sendo desta fora as doenças do fígado, as doenças cardíacas, a insuficiência renal o cancro do pâncreas e a tuberculose as principais responsáveis pelo seu aparecimento.

Como podemos constar um dos principais sintomas da ascite é a dilatação do ventre, no entanto para além deste sintoma o doente passa por um período de emagrecimento anormal, poderá perder o apetite e sofrerá um aumento da dificuldade digestiva e respiratória. Desta forma para controlar esta doença é fundamental que abandone o uso do sal na sua alimentação, evite consumir alimentos de origem animal, como a carne, o leite, os iogurtes, entre outros e evite o consumo gorduras como os fritos, margarinas e lacticínios. Deste modo deve optar por incutir no seu dia-a-dia uma alimentação de carácter diurético e rica em fibras.

Tratamento


Quanto ao tratamento é fundamental que procure ajuda médica, pois só um especialista lhe poderá indicar o tratamento mais apropriado para o seu caso, no entanto existem alguns métodos naturais que poderá implementar no seu dia-a-dia. Eis alguns dos método que lhe poderão ser úteis no combate à ascite:

- Beba dois copos por dia de sumo de agrião ou cebola diluído em água;

- Beba dois copos por dia de sumo de cenoura combinado com beterraba e espinafre;

- Faça refeições exclusivas de melão e melancia duas a três vezes por semana;

Estes são alguns dos métodos naturais mais eficazes no entanto devo frisar que o acompanhamento médico é indispensável.