Tudo sobre a sinusite

A sinusite é um problema causado pela inflamação das concavidades existentes em volta do nosso nariz, esta inflamação geralmente surge devido a uma agressão viral, microbiana ou alérgica. Geralmente a sinusite pode ser classificada como sinusite aguda, onde a sua duração é inferior a 3 semanas, sinusite crónica, sendo a sua duração entre 3 e 8 semanas, podendo em casos mais graves chegar a durar meses e até mesmo anos. Por fim temos a sinusite recorrente, sendo esta assim classificada derivado à sua reincidência ao longo de todo o ano.

Apesar deste problema poder afectar todas as pessoas, as pessoas que sofrem de rinite alérgica e as pessoas asmáticas são considerados como doentes de alto risco.

Normalmente a sinusite surge acompanhada de diferentes sintomas, sendo as dores cefálicas o seu sintoma mais comum, no entanto também poderão surgir dores no céu-da-boca, dores de dentes, dores nas maçãs do rosto, dores entre os olhos, inchaço sobre as pálpebras e em redor dos olhos, secreção nasal, inexistência de olfacto, cansaço, febre, tosse, congestionamento nasal, mau hálito e mau cheiro do nariz. Inicialmente a sinusite poderá vir a ser confundida como constipação, dado os seus sintomas, no entanto se estes sintomas persistirem por mais de 2 semanas deve consultar de imediato um médico, de modo a que este possa analisar e solucionar o seu problema de sinusite.

No tratamento da sinusite, para além de seguir todos os conselhos dados pelo seu médico é fundamental que tenha a preocupação de evitar locais com muito fumo, locais com agentes irritantes, locais poluídos, locais mal ventilados e se é alérgico a determinados produtos é fundamental que durante este período evite o contacto com os mesmos, pois só assim irá conseguir eliminar este problema de forma rápida e eficaz.