Queimaduras

As queimaduras são caracterizadas por lesões desenvolvidas pelo calor, frio ou substâncias de carácter químico, podendo estas ser unicamente superficiais ou até mesmo atingir as camadas mais profundas da nossa pele. Sendo assim as queimaduras poderão caracterizar-se por três graus.

As queimaduras de primeiro grau são caracterizadas por vermelhidão, ardor, irritação e asperidade da pele. Por sua vez, as queimaduras de segundo grau são caracterizadas por vermelhidão, asperidade, ardor e pela formação de vesículas que contêm um líquido esbranquiçado. Por fim as queimaduras de terceiro grau, estas que são consideradas as mais perigosas, são caracterizadas por feridas profundas, aparecimento de manchas cinzentas, castanhas ou amareladas e em alguns casos poderá mesmo existir uma inexistência de dor.

Seguidamente vamos expor alguns tratamentos que permitem aliviar a dor de algumas queimaduras mais leves e eliminar a possibilidade do aparecimento de bolhas, no entanto deve-se salientar que no caso de existência de queimaduras de 3º grau ou até mesmo queimaduras de 2º grau, estas requerem acompanhamento médico de imediato, dado a sua gravidade.

Tratamentos


- Fazer uma compressa de batata ralada, abóbora ou cenoura e colocar sobre a zona afectada, devendo estas ser trocadas de duas em duas horas;

- Fazer uma mistura com sumo de agrião e margarina até obter uma pomada e aplicar sobre a região afectada;

- Fazer uma mistura com água e açúcar até obter uma pasta e aplicar sobre a região afectada, sendo que esta pasta irá impedir a formação de vesículas;

- Aplicar uma compressa de azeite sobre a área afectada;

- Para aliviar a dor, misture a gema e a clara de um ovo, mergulhe uma compressa e aplique sobre o ferimento;

Estes são alguns dos métodos naturais mais eficientes que tem à sua disposição, no entanto nunca é demais frisar que o acompanhamento médico é fundamental, pois por vezes o que parece um problema simples pode tornar-se muito grave.