Pólipos e nódulos benignos nas cordas vocais

Alterações da voz, como a rouquidão, dificuldade em falar e a dificuldade ou incapacidade de atingir determinadas notas vocais são alguns dos principais sintomas causados pelos pólipos e nódulos benignos das cordas vocais. Os pólipos e nódulos desenvolvidos nas cordas vocais surgem normalmente em ambos os lados das cordas vocais, estes são caracterizados como pequenas bolhas cheias de líquidos que como foi dito anteriormente se alojam nas cordas vocais. Apesar destes problemas se poderem desencadear em qualquer indivíduo, os pólipos e os nódulos das cordas vocais são mais comuns em cantores e em pessoas que usem excessivamente a sua voz.

Causas


Essencialmente existem duas causas principais associadas ao aparecimento dos pólipos e dos nódulos, sendo estas o refluxo de ácido gástrico do estômago para a garganta e a irritação, no entanto a irritação é considerada como o principal factor do seu aparecimento. Os esforços das cordas vocais, o tabaco, o álcool, a poluição, as alergias respiratórias e o consumo de cafeina são os principais elementos contributivos para o aumento da irritação das cordas vocais, o que mais uma vez nos demonstra o porque da irritação ser o principal responsável pelo aparecimento de pólipos e nódulos.

Métodos preventivos


Tal como para com muitas outras doenças, no caso dos pólipos e dos nódulos nas cordas vocais, também existem alguns métodos que nos podem ser bastante uteis na prevenção do aparecimento dos mesmos. Sendo assim se não quer vir a sofrer deste problema opte por diminuir os esforços vocais, evite agentes que contribuem para a irritação das cordas vocais, como o tabaco, cafeina e bebidas alcoólicas, fale baixo, se no seu dia-a-dia usar muito a voz lembre-se que esta também deve ter um período de descanso e beba bastante água de modo a evitar a desidratação da garganta, uma vez que esta quando desidratada se encontra mais vulnerável ao esforço.

Diagnostico


Em relação ao diagnóstico destes problemas, é fundamental salientar que se deve procurar ajuda médica, pois só estes conseguem detectar e tratar plenamente o seu problema. 

Tratamentos

Relativamente aos tratamentos, os métodos utilizados no tratamento dos nódulos são diferentes dos métodos usados no tratamento dos pólipos, deste modo o método de tratamento utilizado depende da gravidade dos sintomas desencadeados pelo problema e de cada individuo, pois o tratamento implementado num cantor certamente não vai ser implementado num individuo que não use tanto a sua voz. Essencialmente o tratamento dos pólipos e dos nódulos baseiam-se no descanso da voz, pois o descanso por si só poderá levar à diminuição e ao desaparecimentos dos nódulos, no entanto o descanso não é um tratamento totalmente eficaz para o desaparecimento de pólipos, uma vez que este só ajuda a evitar o aparecimento de novos pólipos. Em alguns casos também poderá ser necessário realizar terapia da fala para que o individuo possa aprender métodos que o ajudem a minimizar o esforço das cordas vocais, deste modo a terapia da fala é fundamental para a diminuição do tamanho dos pólipos existentes e para a prevenção da formação de novos nódulos e pólipos. Em casos mais graves e quando as técnicas referidas anteriormente não surtam efeito poderá ser necessário recorrer a uma cirurgia de modo a remover os nódulos, sendo que devo frisar que a única forma de eliminar totalmente os pólipos é unicamente através de uma cirurgia.