Epiglotite

A epiglotite, também denominada por supraglotite é uma doença caracterizada pela inflamação e infecção da membrana que cobre toda a laringe quando se dá o processo de deglutição, de modo a proteger a entrada de comida pela via aérea. A epiglotite é uma doença bastante problemática e perigosa, pois caso não seja tratada atempadamente poderá evoluir e levar à asfixia. Associado a esta doença desenvolvem-se sempre alguns sintomas, como fortes dores de garganta, febre e dificuldades de deglutição.

Causas


A epiglotite é uma doença não muito vulgar, afectando assim essencialmente crianças, no entanto não quer dizer que alguns adultos não venham a sofrer deste problema grave. A infecção provocada pela bactéria Haemophilos é uma das principais causas do aparecimento da epiglotite, no entanto ainda existem muitos mais vírus que poderão desenrolar este problema de saúde. Contudo actualmente existe uma vacina que previne o ataque da bactéria Haemophilos sobre o organismo, deste modo os casos de epiglotite resultantes desta bactéria têm diminuído bastante. No entanto deve-se frisar que quando o organismo se encontra enfraquecido devido a algum problema de saúde, o risco de sofrer de epiglotite aumenta.

Métodos preventivos


Como foi referido anteriormente já existe uma vacina que poderá actuar contra o principal agente causador do aparecimento da epiglotite, sendo assim a vacina com a Haemophilus influenza tipo B o melhor método de prevenção. Outro ponto fundamental a ter em consideração é o contacto com pessoas que sofram desta doença ou de outras doenças respiratórias, sendo desta forma recomendado que evite o contacto directo com as mesmas, uma vez que esse contacto poderá originar uma transmissão do vírus ou bactéria.

Método de Diagnostico


O diagnóstico deverá ser realizado por um médico especializado, este deve examinar a laringe e verificar se esta apresenta algumas alterações anormais. Poderá também ser realizado uma radiografia à zona do pescoço de modo a se poder analisar a epiglote e poderão ainda ser realizadas analises ao sangue para que se possa diagnosticar o agente causador desta doença. 

Tratamentos


Tendo em conta a gravidade do problema, nunca é demais salientar que é fundamental acompanhamento médico de modo a que os especialistas lhe possam indicar o tratamento mais indicado para si e para o seu problema. Tendo em conta que a epiglotite poderá levar a asfixia, o principal cuidado que os médicos terão para com o seu problema é proporcionarem-lhe um melhoramento da respiração. Deste modo poderá ser necessário inalar oxigénio através de uma mascara ou de um tubo inserido através do nariz ou boca. Caso seja necessário inserir um tubo pelo nariz ou boca e se verifique que a garganta esta bastante obstruída terá de se realizar uma traqueostomia, procedimento cirúrgico que consiste na introdução de um tubo respiratório através da realização de uma pequena incisão no pescoço. Ainda falando dos tratamentos desta doença, poderão ser receitados antibióticos de modo a actuarem contra a inflamação e corticosteróides que têm como função diminuição do edema da laringe. Tal como muitas outras doenças, devo frisar que a epiglotite quando detectada e tratada a tempo poderá ser curada totalmente.