Como lidar com o défice de hormonas depois da menopausa

A menopausa por vezes é uma etapa da vida feminina temida pela maior parte das mulheres, pois muitas delas não sabem como o seu corpo se vai comportar nesta etapa. É sabido que o organismo da mulher quando atinge a menopausa irá deixar de produzir algumas hormonas, o que na maior parte das vezes provoca mal-estar e desconforto.

Porém com o avançar dos anos e da ciência, foram descobertos e desenvolvidos processos que têm como finalidade suportar a diminuição da produção hormonal em mulheres, sendo um deles designado como método de reposição hormonal. No entanto o que muitas mulheres certamente não sabem é que existem muitos métodos naturais que as poderão ajudar a suportar o desconforto da menopausa sem danificar a sua saúde.

Ainda que não comprovado cientificamente, têm-se verificado que as mulheres que optam pelo processo químico de reposição de hormonas, se encontram mais vulneráveis ao aparecimento de problemas de saúde, nomeadamente problemas cancerígenos, como o cancro da mama e cancros ao nível uterino, uma vez que a substância química inserida no organismo tende a modificar o interior do útero, tornando assim o seu revestimento mais grosso. 

Por sua vez, sabe-se que as fito-hormonas – substâncias de estrutura química encontradas nas plantas, poderão ser utilizadas como repositoras de hormonas no organismo, uma vez que a sua composição química é idêntica às hormonas produzidas pelo nosso corpo.

Tendo em conta que as mulheres que optam pelas hormonas químicas ficam vulneráveis ao aparecimento de cancros, as fito-hormonas, passaram a ser recomendadas às mulheres que tivessem ligações hereditárias cancerígenas. Ainda falando de fito-hormonas estas são compostas por um elemento chamado Isoflavona, este que tem como principais funções melhorar e proteger a massa óssea, melhorar e proteger a pele e ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Tendo em conta que a Isoflavona é composta por antioxidantes esta é fundamental no combate ao envelhecimento precoce uma vez que cuida da pele dando-lhe hidratação e nutrição e combate os radicais livres, aumentando assim a nossa resistência corporal.

Deste modo existem alguns alimentos que são compostos por fito-hormonas, estas que a poderão ajudar a combater os sintomas da menopausa. Dentro desses alimentos podemos englobar as frutas, as hortaliças e a soja e seus derivados. No entanto o alimento que deve fazer parte do seu dia-a-dia é a soja, pois com esta vai poder reduzir a sensação de calor provocada pela menopausa, vai poder reduzir o risco de cancro da mama, vai poder diminuir o nível de risco de ocorrência de doenças cardíacas e crónicas e vai poder atenuar ou prevenir a osteoporose, dado que alguns dos elementos presentes na soja bloqueiam a produção de algumas células cancerosas e outras células que podem alterar o seu estado de saúde.

Soja a partir de hoje a melhor amiga da mulher.