Conjutivite - O que é

Certamente muito poucas pessoas nunca se depararam com este problema tão incomodativo que é a conjuntivite. Este é caracterizado por uma inflamação nos nossos olhos, falando mais tecnicamente a conjuntivite provoca uma inflamação do glóbulo ocular. A conjuntivite ao se desencadear vai provocar uma vermelhidão nos olhos, pode dar a sensação que algum corpo estranho se encontra dentro do olho, por vezes pode ocorrer dor e inchaço e por fim os nossos olhos poderão lacrimejar muito durante o decorrer da conjuntivite.

Certamente que muitos de vós pensaram o porquê deste nome, pois é, este nome surgiu porque nós possuímos uma membrana que protege os nossos olhos e o interior da pálpebra, sendo esta chamada de membrana conjuntiva. Como podemos verificar este problema resulta de uma alteração da membrana conjuntiva, logo o nome de conjuntivite teve na sua origem esta teoria. Ainda falando em relação à membrana conjuntiva, como podemos verificar quando esta se encontra em fase de conjuntivite encontra-se com uma cor avermelhada, porém esta ainda poderá apresentar outras cores, sendo estas amarelada e esbranquiçada. Logo pode-se dizer que a cor da membrana conjuntiva poderá indicar o nosso estado de saúde tendo em conta que quando está amarelada poderá estar associada a problemas de fígado e quando está esbranquiçada poderá indicar anemia.

Existem inúmeras causas que poderão originar a conjuntivite, porém as infeções virais, bacterianas, poeiras ou reações alérgicas são os principais fatores que levam ao aparecimento da conjuntivite. Como sabemos, na maior parte dos casos, a conjuntivite é bastante incomodativa, deste modo e para diminuir um pouco essa sensação é fundamental não esfregar ou coçar o olho, pois o ato de coçar ou esfregar poderá desencadear irritabilidade da pele e as bactérias podem-se propagar. Contudo tenho a frisar que nem toda a conjuntivite é igual, pois a conjuntivite desencadeada por bactérias, esta que normalmente leva a que haja uma secreção de pus amarelado e que normalmente se deposita no canto do olho, necessita de um acompanhamento oftalmológico. No entanto caso alguma vez venha a ter conjuntivite é fundamental consultar um médico antes de aplicar qualquer tipo de medicamento, pois muitas das vezes poderão surgir efeitos colaterais.

Tal como em outros problemas de saúde em relação à conjuntivite, também existem alguns métodos caseiros que lhe poderão ser úteis na eliminação da conjuntivite, porém lembro que é fundamental consultar um especialista para que o problema não se agrave. Eis alguns métodos caseiros o poderão ajudar a eliminar esses sintomas tão incomodativos da conjuntivite.

Essencialmente estes tratamentos passam pela limpeza ocular, para isso poderá lavar os olhos com uma solução de água morna (um copo) misturada com duas colheres de mel. Outra das alternativas que tem é a aplicação de uma compressa com maçã ralada sobre os olhos. Por fim outra técnica que poderá utilizar é beber em jejum um copo de sumo de cenoura. Estes são alguns dos tratamentos caseiros mais eficazes na eliminação da conjuntivite, contudo lembre-se sempre do princípio básico da saúde, este que engloba o acompanhamento médico.