Diga não à arteriosclerose

A arteriosclerose é uma doença que surge devido ao endurecimento interno das paredes das artérias, este endurecimento que tem origem devido à acumulação interna de substâncias gordas nas artérias. Qualquer pessoa está sujeita a sofrer de arteriosclerose, porém pessoas que apresentem alto teor de colesterol no sangue são mais vulneráveis ao aparecimento desta doença. Contudo segundo alguns estudos a origem da arteriosclerose não está totalmente desmistificada, no entanto para além das pessoas que apresentem colesterol no sangue, pessoas obesas e fumadores, também são um grupo de risco e claro que o fator hereditário também interfere diretamente com o seu aparecimento. Deste modo é fundamental que seu médico o acompanhe no desenrolar desta doença, pois esta quando associada a outras, como é o caso da hipertensão arterial, poderá agravar-se rapidamente e tornar-se ainda mais prejudicial para a sua saúde. Logo deve reter que a necessidade desta doença e de qualquer outra é o acompanhamento médico regular, de forma a evitar graves problemas.

Contudo como já foi dito anteriormente, as pessoas que apresentem colesterol no sangue, os fumadores, os obesos são os mais vulneráveis ao aparecimento de arteriosclerose, no entanto, os diabéticos, as pessoas que consomem muita cafeína no seu dia-a-dia, as pessoas que consomem comidas muito temperadas, as pessoas que consomem comidas muito gordas, como carnes gordas, fritos, manteigas etc, as pessoas que têm uma vida sedentária, pessoas com hipertensão arterial e essencialmente as mulheres, devem ter uma especial atenção para com este problema, pois também são casos que quando se deteta a arteriosclerose necessitam de cuidados específicos e mais uma vez voltamos a salientar que um acompanhamento médico regular é fundamental para uma saúde sã.

No entanto se não quer correr o risco de ter arteriosclerose, antes desta se manifestar existem métodos que poderão ser bastante úteis na sua prevenção. Deste modo se é um grupo de risco ou se simplesmente não quer correr quaisquer riscos, eis o que o pode ajudar a colmatar o “ataque” da arteriosclerose.

Tal como em muitas outras doenças, a arteriosclerose não é diferente, por isso esta tem na sua base de prevenção a prática de uma alimentação saudável e equilibrada. Deste modo deve implementar nas suas refeições diárias bastantes leguminosos, verduras e frutas e lembre-se sempre que a arteriosclerose a maior parte das vezes surge devido ao colesterol presente no sangue, logo não se esqueça de o combater. Para isso existem alguns alimentos que poderão seus aliados na redução do colesterol, como o limão, a beringela e as cenouras. Tendo em conta que a alimentação saudável é a base da prevenção deste problema de saúde é fundamental que excluam do cardápio diário alimentos com alto teor de gordura, como as carnes de corte gordo, manteigas, margarinas, fritos, laticínios gordos e doces, bem como alimentos de alto teor de cafeína, como o café e o chá preto e por fim lembre-se sempre que deve confecionar todos os alimentos com poucos temperos, nomeadamente deve reduzir o sal e os picantes.

Seja saudável e veja a sua saúde a melhorar.