O que é a elefantíase

A elefantíase é caracterizada como sendo uma doença crónica, cuja sua origem se deve ao bloqueamento dos vasos linfáticos através da penetração de parasitas. Com o desenvolvimento desta doença os tecidos da zona afectada dilatam-se e originam uma atrofia muscular. Para além das alterações musculares, esta doença também pode afectar a pele, pois com o evoluir da elefantíase a pele sofre algumas alterações externas, podendo esta ficar áspera e grossa.

O nome desta doença até pode parecer estranho, pois ao dizer-mos o seu nome, facilmente a associávamos a um elefante, contudo o nome desta deve-se mesmo a esse animal. Uma vez que esta doença quando se desencadeia dá à nossa pele um aspecto idêntico à pele de elefante. Geralmente esta doença está associada a sintomas como, dores sobre o membro afectado sem razões aparentes, arrepios, inchaço sobre a zona da virilha, aparecimento de manchas vermelhas sobre a pele, especialmente nas pernas e no escroto, febre e alteração da cor da urina.

Tendo em conta que esta é uma doença que se desenvolve lentamente, esta pode demorar anos e anos até que seja descoberta, contudo caso suspeite que sofra desta doença deve procurar imediatamente ajuda médica, pois só um especialista lhe saberá indicar os tratamentos mais adequados para a resolução do seu problema.

Tratamento


Geralmente as dores causadas pela elefantíase tendem a estagnar com a aplicação de compressas frias ou quentes sobre o local afectado, sendo que se possível deve aplicar alternadamente uma compressa quente e uma compressa fria. Quanto ao inchaço, este pode ser eliminado através de massagens localizadas. Contudo para além destes métodos de tratamento, existem alguns tratamentos naturais que lhe poderão ser muito úteis e benéficos para que consiga estagnar esta doença de forma rápida e eficaz. Eis alguns dos tratamentos naturais mais eficazes:

- Faça sumo de cebola e beba um copo desse sumo duas vezes ao dia;

- Faça sumo de cenoura e beba um copo desse sumo 20 a 30 minutos antes do almoço;

- Faça chá de folha de figueira ou de folhas de goiaba e tome diariamente 3 a 4 chávenas do mesmo;

- Faça sumo de jenipapo e beba um copo desse sumo 4 a 5 vezes ao dia;