O que é a enterite

A enterite é uma doença que surge devido à inflamação do intestino delgado, sendo esta maioritariamente provocada por a prática de uma alimentação excessiva, pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, através do alojamento de germes e bactérias e por algumas doenças, como a cólera, tipo e cálculos biliares.

Sintomas


Tal como todas as doenças, a enterite também se manifesta através de diferentes sintomas, como gases intestinais, cansaço, debilidade motora, libertação de sangue ao evacuar e diarreia acompanhada de uma mucosa esverdeada. Apesar desta doença ser caracterizada unicamente por uma inflamação, esta é bastante perigosa e em especial quando se manifesta em crianças. Logo tendo em conta a sua gravidade, esta deve ser tratada o mais rápido possível, pois em casos mais graves esta infecção poderá ser fatal. Sendo assim após se aperceber da manifestação de alguns dos sintomas desencadeados por esta doença, deve de imediato procurar ajuda médica, de modo a que este solucione o seu problema o mais rápido possível, evitando assim que possam surgir males maiores.

Tratamento


Ao deparar-se com esta doença, a sua principal preocupação deve ser manter o organismo sempre hidratado. Sendo assim, ao longo do dia deve beber bastante água, preferencialmente pura e fresca ou soro fisiológico. Fazer soro fisiológico caseiro é bastante simples, para isso basta juntar duas colheres de açúcar e uma colher de sal a um litro de água, devendo depois tomar um copo 3 a 4 vezes ao dia. Para além de beber água e soro fisiológico ao longo do dia, existem outros tratamentos naturais que lhe serão bastante úteis no combate a esta doença. 

Tratamentos naturais


- Chá de folhas de alface: Tome 4 a 5 chávenas de chá de alface por dia, devendo este ser ingerido morno;

- Chá de nabo: Coloque um nabo dentro de uma panela com água e deixe cozinhar, depois reserve o líquido da cozedura e beba 2 a 3 chávenas ao dia;

- Beba sumo de limão: Dilua o sumo de dois limões num litro de água e tome 2 a 3 chávenas do mesmo ao longo do dia;

- Faça refeições exclusivas de banana e goiaba 2 a 3 vezes por semana;