A erisipela é uma doença de carácter infeccioso, sendo esta causada essencialmente por bactérias que se manifestam à superfície da pele. Sendo a sua manifestam mais frequente no pescoço, pernas e rosto. Geralmente esta doença surge através do alojamento de certas bactérias em feridas que a nossa pele possa conter. Sendo esta manifestada através da formação de um crosta suave com contornos bem delineados, podendo assim apresentar uma cor avermelhada.
Sintomas
Vulgarmente estão associadas a esta doença sintomas como febre alta, dores de cabeça fortes, náuseas, calafrios, vómitos e sede excessiva. Em relação à evolução da erisipela, esta tem mais facilidade em progredir quando a pele se encontra danificada pelo frio, ou seja quando está ressecada. Apesar desta se poder desencadear em qualquer faixa etária, a erisipela tem mais probabilidade de se vir a manifestar em idosos e pessoas com diabetes. Desta forma e em especial os idosos e os diabéticos, devem ter alguns cuidados preventivos, uma vez que as complicações resultantes da erisipela poderão tornar-se bastante negativas.
Tratamento
Tendo em conta que esta doença é muito infecciosa, a pessoa contagiada pela erisipela, deve-se manter isolada das outras, bem como os seus objectos pessoais e roupa e deve procurar desde logo cuidados médicos, pois quando esta doença é tratada tardiamente, esta poderá provocar danos linfáticos, estes que por sua vez favoreceram o aparecimento de uma nova erisipela. Em relação ao tratamento desta doença e tendo em conta que esta é muito infecciosa, este deve ser sempre feito em ambulatórios e sobe um acompanhamento médico regular. Geralmente quando o tratamento é prescrito numa fase inicial da manifestação da doença, este é feito à base de antibióticos orais, no entanto em casos mais graves ou em casos tardios é muitas das vezes ser necessária a associação de antibióticos injectáveis.