O que é um AVC

O AVC, acidente vascular cerebral, é uma doença que se encontra associada a um défice neurológico, com distúrbios ao nível da circulação arterial e distúrbios nervosos. Existem três tipos s de acidentes vasculares, sendo estes a embolia cerebral trombo-embolia, acidente vascular de caracter hemorrágico e acidente vascular de isquemia cerebral aguda.

O AVC surge devido ao entupimento de vasos sanguíneos ou devido aos êmbolos sépticos que interrompem a passagem do fluxo sanguíneo para uma determinada região específica do cérebro. Quanto ao AVC hemorrágico, este é caracterizado por uma hemorragia local que origina um edema cerebral e um aumento da pressão sobre a zona afectada do nosso cérebro, podendo este ser consequência de um traumatismo craniano.

Fatores de risco/causas


A hipertensão arterial é um dos principais fatores responsáveis pelo desencadeamento do AVC, pois como sabemos a hipertensão provoca um estreitamento arterial, podendo este assim dificultar a chegada do sangue ao cérebro. O alcoolismo, o tabagismo, a obesidade, o stress, o sedentarismo e uma má alimentação (rica em gorduras e sal) são outros dos principais intervenientes para o desencadear de um acidente vascular cerebral. Deste modo é fundamental citar que os idosos, os obesos, os diabéticos, os fumadores e os alcoólicos são alguns dos principais grupos de risco desta doença.

Sintomas


O AVC poderá apresentar como sintomas fraqueza corporal, paralisia, perda de visão total ou parcial, diminuição da sensibilidade dos membros corporais e dificuldades na fala. No entanto é fundamental citar que um ataque agudo surge sem manifestar qualquer sintoma, desta forma é fundamental que o doente sega levado com urgência para o hospital de forma a receber o tratamento adequado.

Prevenção


Quanto à prevenção existem algumas práticas que poderão ser bastante uteis no declínio da manifestação desta doença, deste modo é muito importante que deixe de fumar, deixe de beber álcool e pratique uma boa alimentação, esta que deve ser pobre em gorduras e em sal.