Nefrite

A nefrite é uma doença que afecta os rins, sendo esta caracterizada pela inflamação dos seus tecidos. Normalmente esta doença surge derivado a infecções onde haja a formação de pus, como por exemplo apendicite, sinusite, abcessos e amigdalite, podendo esta doença também ser resultante de doenças infecciosas, como a gripe, a pneumonia, difteria e a malária.

Normalmente esta doença tem tendência a manifestar-se mais em mulheres na fase gestativa, essencialmente durante os últimos 3 meses de gravidez. Tal como muitas outras doenças, a nefrite também apresenta alguns sintomas, como debilidade motora, hipertensão arterial, uremia, vómitos, dores cefálicas, febre, náuseas, vómitos, entre outros.

Ao deparar-se com esta doença é fundamental ter alguns cuidados, deste modo deve ficar em repouso absoluto, deve evitar locais frios e deve-se agasalhar bem, de forma a activar um elevado grau de produção de suor. A nível alimentar deve excluir do seu cardápio alimentos de cariz gordo, alimentos muito condimentados, carnes e seus derivados e deve também evitar o consumo de leite e seus derivados. Sendo assim deve incutir no seu dia-a-dia a prática de uma alimentação rica em vegetais e frutas frescas, bem como deve também consumir água fresca em abundância ou sumos naturais. Ainda falando a nível alimentar, enquanto a nefrite permanecer deve eliminar totalmente o consumo de sal em todas as refeições. 

Sugestões alimentares: Refeições exclusivas de abacaxi e melão e consumo de sumo de limão ou agrião diluído em água, bem como o consumo de sumo natural de tomate.