Cirrose hepática

Doença caracterizada por uma inflamação crónica de carácter progressivo, tendo esta origem na alteração do estado natural do fígado, ficando este duro e inapto na realização das suas funções de filtragem de produtos resultantes da digestão e do sangue.

Cansaço, falta de apetite, perda de peso e em alguns casos mais graves a icterícia são os principais sintomas resultantes da cirrose hepática. No entanto a consequência mais grave relacionada com a cirrose hepática é o aparecimento de varicosas ao longo de todo o tubo digestivo, situando-se estas maioritariamente na parte interna do esófago. Normalmente as varicosas formadas ao longo do tubo digestivo tendem sempre a sofrer roturas, originando assim hemorragias internas bastante graves, podendo estas levar em casos mais graves à morte do paciente.

Essencialmente o consumo de bebidas alcoólicas é o factor que mais contribui para o desenrolar de uma cirrose hepática, no entanto apesar de ser menos comum, a doença de esquistossomose também poderá contribuir para o desenrolar da cirrose. Deste modo é fundamental que se lembre que é fundamental o acompanhamento médico, uma vez que esta doença quando detectada a tempo poderá ser curada.

Deste modo se sofre de cirrose hepática é fundamental que implemente no seu dia-a-dia algumas práticas, pois só assim conseguirá combater esta doença de uma forma eficaz. Sendo assim deve abandonar totalmente o consumo de bebidas alcoólicas, o consumo de tabaco, o consumo de produtos com cafeína, bem como alimentos muito condimentados e gordurosos. Logo deve optar por uma alimentação de carácter bastante natural, devendo esta ser composta por uma grande diversidade de frutas, vegetais cruz e muitos líquidos, essencialmente água.