Cólera

Doença de carácter infeccioso, onde na maior parte dos casos poderá gerar epidemias, sendo esta causada pela manifestação de um micróbio designado por Vibrio cholerae. Essencialmente os sintomas causados pelo ataque deste vírus poderão passar por diarreia sistemática, dores musculares, arrepios, alterações da cor e cheiro da urina, cãibras musculares e sede abundante. Normalmente este vírus é contraído através do consumo de água contaminada, ou através de alimentos que tenham tido contacto directo com a água contaminada.

Normalmente a propagação do vírus é feita através das fezes e dos vómitos, uma vez que quem contraiu esta doença está a libertar os vírus que se encontram no seu interior corporal para o exterior. Desta forma e tendo em conta que este vírus se propaga de uma forma bastante rápida, é muito importante que os doentes sejam isolados e as suas fezes e todas as possíveis formas de contaminações eliminadas através do fogo.

Deste modo se não quiser contrair esta doença é fundamental que ferva sempre a água antes de a beber e cozinhe sempre todos os alimentos em água potável. Em relação aos alimentos que servem para fazer saladas, para além de os lavar em água corrente deve sempre lava-los em um preparado de vinagre e sumo de limão.

É sabido que esta doença origina uma perda de líquidos bastante rápida, sendo assim deve ter a preocupação de ingerir pelo menos dois litros de água por dia, pois como sabemos uma grande perda de líquidos poderá levar à morte do paciente. Para além desta preocupação, é fundamental que elimine das suas refeições a carne, o peixe e as aves, durante o período de manifestação da doença. Deste modo deve preferir o consumo de frutas e verduras da época.

Tal como muitas outras doenças, devo salientar a extrema importância de acompanhamento médico, pois só assim poderá eliminar a doença e evitar que esta se propague.