Comprimidos para dormir

Se já alguma vez passou uma noite tentando dormir um pouco e em vão, sabe como uma noite passada em claro pode afetar a sua energia, desempenho e disposição no dia seguinte. É por isso que muitas pessoas recorrem aos comprimidos para dormir receitados pelo médico. A insónia, quer dure alguns dias, semanas ou anos, afeta cerca de um terço de todos os adultos. O stress, a depressão e o uso do álcool ou de certos medicamentos são causas comuns. 

Os comprimidos para dormir, ou indutores do sono — mesmo os relativamente mais seguros —, não são necessariamente a melhor resposta. Proporcionam, de facto, um alívio temporário para nos ajudar a quebrar um padrão de insónia, mas, ao fim e ao cabo, o modo mais fiável de curar a insónia consiste em mudar o nosso comportamento. Tomar ou não tomar? 

Uma das substâncias ativas utilizadas nos comprimidos para dormir são os anti-histamínicos. A difenidramina, sob a forma de cloridrato ou citrato, é um anti-histamínico também utilizado em muitos comprimidos para as constipações e alergias e que nos provocam sonolência. Os indutores do sono podem ser úteis numa noite ocasional de insónia. Podem actuar em parte apenas por reforçarem a nossa confiança na capacidade de adormecer. Se a sua insónia durar um mês ou mais, um medicamento receitado pelo médico pode ser o primeiro passo para melhorar o seu padrão de repouso enquanto inicia um programa de modificação de comportamento. 

Os medicamentos mais receitados são as benzodiazepinas. Embora sejam relativamente seguras, não as tome durante períodos prolongados. Os medicamentos podem criar habituação e são ineficazes logo que o sistema de uma pessoa se habitue a eles. A privação pode provocar insónia «recorrente». Mas os comprimidos para dormir podem ter desagradáveis efeitos secundários, como boca seca, prisão de ventre, visão enevoada e zumbido nos ouvidos. 

Pior, tendem a suprimir os neurotransmissores do cérebro que controlam a respiração, por isso as pessoas com problemas respiratórios devem evitar estes medicamentos, como o devem todos os que sofram de angina, glaucoma ou aumento do volume da próstata. As mulheres grávidas e as que amamentam de-vem consultar o seu médico especificamente sobre a possibilidade de tomarem comprimidos para dormir, e as crianças com menos de 12 anos nunca os devem tomar. 

As pessoas mais velhas têm problemas na metabolização dos comprimidos para dormir; uma única toma pode permanecer no seu sistema mais de 96 horas. Isto compromete a sua acuidade mental no dia seguinte e pode levar a quedas com fractura de ossos. Ninguém deve tomar comprimidos para dormir com álcool ou antidepressivos; esta associação pode deixá-lo sonolento no dia seguinte e provocar acidentes.