A doença da próstata, denominada por prostatite é uma doença que tal como o nome indica afecta a próstata – órgão urinário e reprodutor do homem. Essencialmente esta doença é caracterizada por uma inflamação de carácter crónico ou agudo da próstata. Normalmente esta inflamação tem na sua origem agentes infecciosos, agentes não infecciosos, gonorreia, bactérias, hiperplasia da próstata e estreitamento da uretra.
Geralmente esta doença afecta os homens com idades compreendidas entre os 40 e 45 anos de idade, pois é essencialmente nessa idade que a próstata aumenta de volume. O ardor, o desconforto perineal, as perdas de urina nocturnas, a febre, os calafrios, as dificuldades em urinar a dor e a comichão são alguns dos principais sintomas causados pela prostatite.
Como verificamos anteriormente esta doença poderá ter na sua origem inúmeros factores, deste modo a prostatite pode ser classificada como prostatite não bacteriana, prostatite bacteriana e prostatite granulomatosa.
Ao sofrer de prostatite o doente deve ter o cuidado de mudar alguns dos seus hábitos diários de modo a atenuar a inflamação aguda da próstata. Desta forma deve fazer banhos de acento de água morna 2 a 3 vezes ao dia, deve ter muito cuidado na higienização sexual e genital, deve excluir do seu dia-a-dia o consumo de álcool, café, refrigerantes, chocolates, chá, comidas muito condimentadas, alimentos enlatados, gorduras animais, alguns lacticínios, como os queijos, deve também excluir o consumo de alimentos fritos, alimentos doces e deve evitar ao máximo o consumo de sal. Para além das medidas anteriormente citadas, durante a fase de inflamação aguda é muito importante que evite o contacto sexual, pois isto poderá agravar ainda mais a inflamação. Deste modo para atenuar a inflamação é fundamental implementar no seu dia-a-dia a prática de uma alimentação saudável e variada, pois só assim conseguirá resultados positivos. Porém neta situação o doente não deve dispensar um acompanhamento médico regular, para que este possa constatar a evolução desta doença, pois o que por vezes é simples, muitas das vezes pode originar um problema de saúde muito complicado.