O que são antifúngicos

Praticamente, todas as mulheres já tiveram uma vez ou outra os sintomas incómodos de uma micose vaginal (infeção por fungos), embora estas infecções possam também afectar outras zonas das membranas mucosas (por exemplo, o interior da boca) ou áreas de pele húmida. A grande maioria das micoses vaginais deve-se a um microrganismo conhecido como Candida albicans. Normalmente, este organismo pode habitar a vagina saudável, mantendo-se em número reduzido. 

Porém, devido a uma variedade de fatores — o stress, um sistema imunitário debilitado, alterações hormonais ou a utilização de alguns antibióticos - a Candida pode proliferar descontroladamente, desencadeando diversos sintomas desagradáveis. Estes podem incluir uma erupção vaginal avermelhada acompanhada de prurido, corrimento vaginal, dores durante as relações sexuais e inchaço. As micoses crónicas podem ser evitadas se forem tomadas algumas medidas preventivas. As infeções causadas por fungos são geralmente tratadas com alguma facilidade. 

Na sua maioria, os medicamentos não sujeitos a receita médica geralmente utilizados neste tipo de problemas estão disponíveis sob a forma de cremes ou óvulos, apresentando uma eficácia de cerca de 85 a 95%. Contudo, para atuarem convenientemente, têm de ser utilizados durante os períodos recomendados (em geral, três a sete dias) e nas dosagens apropriadas. Se não gosta de utilizar produtos de venda livre, consulte o médico. Deve sempre ter em atenção que qualquer medicamento pode causar efeitos secundários. Este problema é grave para mulheres grávidas ou a amamentar, as quais devem ter cuidados redobrados neste sentido. 

 Embora os medicamentos não sujeitos a receita médica sejam muito acessíveis, deve ponderar-se sempre antes de se iniciar um tratamento sem o conselho ou a vigilância do médico ou de outros profissionais de saúde qualificados para o efeito. As mulheres que padecem de micoses genitais apreciam normalmente a conveniência destes medicamentos. Mas a automedicação com estes produtos pode ter desvantagens. 

Por exemplo, se o problema não for uma micose, utilizar estes medicamentos pode alterar o equilíbrio natural da mucosa vaginal, causando irritação e até disfarçando uma infeção grave de natureza diferente. Com efeito, infecções bacterianas mais graves ou certas doenças sexualmente transmitidas podem ser confundidas com micoses e mesmo agravadas pelo uso indiscriminado de antifúngicos. Por esta razão, o paciente deve consultar um médico antes de recorrer à automedicação. 

Além disso, se a infeção recorrer, consulte o médico antes de utilizar qualquer medicamento não sujeito a receita médica. Um tratamento repetido com medicamentos não sujeitos a receita médica pode causar o aparecimento de resistências ao medicamento. Para as mulheres que padeçam de uma micose causada por uma estirpe resistente de Candida albicans, apenas o médico pode prescrever o tratamento adequado.