Arteriosclerose

A arteriosclerose é uma doença caracterizada pela alteração das paredes das artérias, sendo que esta alteração surge devido à acumulação de gorduras e de algumas partículas no seu interior, tornando-as assim duras. Essencialmente apesar desta doença se poder desencadear em qualquer indivíduo, as pessoas que contêm um elevado nível de colesterol no sangue têm mais probabilidade de vir a sofrer de arteriosclerose. No entanto apesar de ainda não estar provado cientificamente a sua origem calcula-se que os fumadores e os obesos também são um grande grupo de risco e claro como em muitas outras doenças, no caso desta o factor hereditário também tem um elevado peso.

Essencialmente a arteriosclerose não é um problema muito grave, no entanto quando associada à hipertensão arterial, antecedentes de enfarte miocárdio, diabéticos, consumidores excessivos de cafeína, consumo de comidas bastante condimentadas, vida sedentária, uso da pílula anticoncepcional, esta doença precisa de cuidados acrescidos logo desde o início é fundamental o acompanhamento médico.

Tal como em todas as doenças existem métodos preventivos o caso da arteriosclerose não é diferente, sendo assim se não quer vir a sofrer desta doença ou se quer diminuir a possibilidade de vir a sofrer de arteriosclerose, deve incutir no seu dia-a-dia algumas práticas. Tais como, a prática de uma alimentação saudável, com baixa ingestão de gorduras, como a manteiga, as margarinas, lacticínios gordos, os fritos, ovos em excesso, os doces, bebidas com cafeína, como o café e o chá preto e claro evite consumir comida bastante condimentada e com sal excessivo.

O que é a ascite

Ascite, vulgarmente conhecida por barriga de água é uma doença caracterizada pela dilatação do ventre, sendo esta devido à acumulação de líquido no interior do ventre. Normalmente a ascite surge derivado de outras doenças, sendo desta fora as doenças do fígado, as doenças cardíacas, a insuficiência renal o cancro do pâncreas e a tuberculose as principais responsáveis pelo seu aparecimento.

Como podemos constar um dos principais sintomas da ascite é a dilatação do ventre, no entanto para além deste sintoma o doente passa por um período de emagrecimento anormal, poderá perder o apetite e sofrerá um aumento da dificuldade digestiva e respiratória. Desta forma para controlar esta doença é fundamental que abandone o uso do sal na sua alimentação, evite consumir alimentos de origem animal, como a carne, o leite, os iogurtes, entre outros e evite o consumo gorduras como os fritos, margarinas e lacticínios. Deste modo deve optar por incutir no seu dia-a-dia uma alimentação de carácter diurético e rica em fibras.

Tratamento


Quanto ao tratamento é fundamental que procure ajuda médica, pois só um especialista lhe poderá indicar o tratamento mais apropriado para o seu caso, no entanto existem alguns métodos naturais que poderá implementar no seu dia-a-dia. Eis alguns dos método que lhe poderão ser úteis no combate à ascite:

- Beba dois copos por dia de sumo de agrião ou cebola diluído em água;

- Beba dois copos por dia de sumo de cenoura combinado com beterraba e espinafre;

- Faça refeições exclusivas de melão e melancia duas a três vezes por semana;

Estes são alguns dos métodos naturais mais eficazes no entanto devo frisar que o acompanhamento médico é indispensável.

Laringite

A laringite, é um problema desencadeado pela inflamação da laringe. Este problema poderá acarretar inúmeros sintomas, como a perda temporária da voz, estados de afonia, dores de garganta e febre. A perda de voz e afonia são sintomas que surgem devido à alteração da tenacidade das cordas vocais, pois devido à inflamação da laringe as cordas vocais não conseguem vibrar correctamente uma vez que se encontram em estado de constrição, deste modo não emitem correctamente o som.

A laringite é uma doença de caracter bastante simples, esta surge essencialmente durante ou após uma constipação ou quando a voz tenha sido utilizada em demasia. Dado a simplicidade desta doença, esta tende a desaparecer ao fim de alguns dias com a ajuda de alguns tratamentos.

Causas


Como fora já referido anteriormente a laringite é uma doença que surge a maior parte das vezes devido a infecções ou irritações, sendo as infecções virais a causa mais comum do seu aparecimento, no entanto existem muito mais causas associadas a este problema, como as infecções bacterianas, o tabaco, alergias das vias respiratórias, utilização excessiva da voz, inalação de componentes químicos, consumo de bebidas alcoólicas e em alguns casos particulares devido à utilização de inaladores respiratórios, como é o caso dos inaladores para tratar a asma.

Métodos preventivos


Existem inúmeros métodos que poderão ser bastante uteis na luta contra o risco de contrair a laringite, desta forma é fundamental que incuta no seu dia-a-dia algumas técnicas que atuem contra as infecções respiratórias. Lavas as mãos após sair de locais públicos, evitar o contacto directo com pessoas que estejam constipadas, evitar fumar e estar em locais com muito fumo, reduzir o consumo de álcool, e claro evitar o uso excessivo da voz são os seus principais aliados contra a laringite. Contudo como sabemos existem muitas pessoas que fazem um uso diário excessivo da voz, como é o caso dos professores e cantores, deste modo é fundamental que aprenda algumas técnicas vocais de modo a usar a voz sem esforçar muito a laringe.

Diagnostico


O diagnóstico da laringe não é um procedimento muito complicado, pois este problema de saúde está normalmente associado à rouquidão e à perda de voz. Contudo é fundamental que tenha em mente que caso estes sintomas durem muitos dias deve procurar ajuda médica, pois a laringite não é a única doença associada à rouquidão e perda de voz.

Tratamentos


Essencialmente os tratamentos implementados na cura da laringite visam diminuir a inflamação da laringe, deste modo deve beber mais ou menos um litro e meio de água por dia, aplicar compressas quentes sobre a zona da laringe, falar baixo ou só quando for necessário e evitar consumir tabaco e outros componentes que possam piorar a inflamação da laringe.

Artritismo

Entende-se por artritismo uma doença igualmente parecida com reumatismo, sendo esta caracterizada pela inflamação de inúmeras articulações do nosso corpo, sendo estas normalmente desencadeadas devido a alterações metabólicas do nosso organismo que propiciam a aglomeração de ácido úrico no nosso organismo.

Dores das articulações, inchaços, alteração constante do sistema nervoso, dores de cabeça e por vezes dificuldades respiratórias, são alguns dos sintomas do artritismo. Logo tendo em conta que o artritismo surge derivado ao excesso de ácido úrico, para que haja um tratamento que surta efeitos positivos é fundamental alterar os seus hábitos alimentares de modo a eliminar os alimentos ricos em ácido úrico, como é o caso da carne, especialmente as suas miudezas, o peixe, os ovos, os legumes secos, o café, o chá preto, o chocolate e seus derivados e as bebidas alcoólicas. Sendo assim é recomendado a ingestão de alimentos básicos e frutas, dando essencialmente preferência a frutas da época.

No entanto não é só através da alimentação que se pode reduzir o nível de ácido úrico, uma vez que a prática regular de exercício físico e banhos de sol matinais também contribuem positivamente para a sua eliminação. Ainda em relação ao tratamento a geoterapia – aplicação de uma compressa de argila juntamente com cebola ralada sobre o local afectado, e a hidroterapia - banhos de vapor, aplicação de um saco/”botija” de água quente sobre a zona afectada, também são tratamentos vitais para a eliminação do ácido úrico.

Uma boa alimentação e a prática regular de exercício físico pode ser a solução

Pedras nos rins?

Os cálculos renais ou pedras nos rins têm a sua origem através de ácido úrico e através da precipitação de cálcio e de sais de oxalato. Os cálculos poderão apresentar diferentes formatos, no então quando estes apresentam um formato pontiagudo poderão danificar os tecidos por onde se deslocam, originando deste modo dores muito acentuadas - cólicas, que poderão originar infecções a nível do aparelho urinário, podendo em muitos casos a urina sair misturada com sangue.

Se sofre de cálculos renais é fundamental que tenha alguns cuidados alimentares, deste modo deve evitar consumir gorduras, fritos, massas, doces e carne, deve comer com moderação azeite e ovos, deve ter o especial cuidado de mastigar muito bem todos os alimentos ingeridos, deve excluir do seu cardápio enchidos, enlatados, produtos salgados, evitando também desta forma o uso abusivo de sal na sua alimentação. Também deve evitar consumir em demasia leite e seus derivados, deve optar por uma dieta saudável, preferencialmente vegetariana, deve ter o cuidado de limitar o consumo excessivo de proteínas, deve aumentar o consumo de líquidos, dando assim preferência ao consumo de água, deve evitar o consumo de feijão, salsa, aipo, tomate e espinafre. Também deve tentar fazer semanalmente algumas refeições exclusivas de frutas, como a maçã, o mamão e a pêra, bem como também deve substituir semanalmente uma refeição por sumo de fruta.

Ainda falando um pouco dos cuidados a ter a hidroterapia poderá ser fundamental para o tratamento deste problema, deste modo é recomendado que faça banhos de assento quente. Outro tratamento que ainda pode utilizar como tratamento dos cálculos renais é a aplicação de uma cataplasma quente de linhaça sobre a região abdominal, deve esta ser aplicada pelo período de vinte minutos.

Apesar de lhe apresentar-mos alguns cuidados e alguns tratamentos é muito importante que seja acompanhado por um especialista, pois em alguns casos os cálculos renais têm de ser retirados através de cirurgia.

Colecistite

Doença resultante da infecção da vesícula biliar. A vesícula biliar é um pequeno órgão anexado à parte inferior do fígado, que tem como função o armazenamento de um líquido esverdeado, este que quando segredado irá ajudar no desenrolar do processo digestivo e intestinal. Sabe-se que o fígado de um adulto chega a produzir ao longo de um dia perto de 850 ml de bílis, acabando este depois por ficar armazenado na vesícula biliar.

A amigdalite, a hepatite, a cirrose hepática e os cálculos biliares, são alguns dos principais responsáveis pelo aparecimento da colecistite, uma vez que estes proporcionam o aumento da inflamação da vesícula biliar.

Tal como muitas outras doenças a colecistite também apresenta alguns sintomas, dentro desses poderemos destacar a dor intensa e incomodativa sobre o lado direito do ventre, podendo esta também alongar-se até à região do estômago, febre, náuseas, má disposição e alteração do ritmo cardíaco são alguns dos principais sintomas causados pelo desencadear da colecistite.

Sendo assim se se deparar com a manifestação de todos os sintomas anteriormente apresentados, ou se desconfiar que tenha contraído esta doença é fundamental que procure imediatamente ajuda médica e evite fazer esforços bruscos. Depois após lhe ser detectado este problema, lembre-se sempre que deve aplicar algumas práticas no seu dia-a-dia, pois só assim irá conseguir colmatar esta doença. Desta forma deve optar por refeições muito saudáveis, deve evitar comer carne, produtos gordos, fritos, manteigas, margarinas, ovos e lacticínios. E como não podia faltar, é recomendado que ingira bastante água ao longo de todo o dia.

O que é a bronquite



A bronquite é um problema de saúde causado pela inflamação dos brônquios. Geralmente esta inflamação poderá ocorrer devido a estados gripais, sarampo e resfriados, no entanto este problema também poderá surgir devido as baixas defesas do organismo, isto é a bronquite também poderá ocorrer derivado da existência de germes sobre as nossas vias respiratórias.

Locais com cheiro a bafio, com poeiras ou fumos são os locais que mais propiciam o aparecimento de bronquite, pois estes ambientes fragilizam e danificam os brônquios. Tal como outras doenças, também existem alguns sintomas associados a esta, deste modo a bronquite provoca falta de apetite, dores sobre o tórax, expectoração excessiva, tosse seca e dificuldades a nível respiratório. 

Deste modo se sofre ou se alguma vez vier a contrair esta doença é fundamental que se instale num local com ambiente limpo e arejado, evitando assim as correntes de ar. No entanto os cuidados não ficam por aqui, ao nível alimentar deve evitar alimentos como o cacau e seus derivados, alimentos de alto teor de gordura, como manteigas, margarinas, carnes gordas, fritos, lacticínios, ovos, entre outros e deve ter especial atenção de evitar ou até mesmo abolir do seu dia-a-dia alimentos ou bebidas muito geladas.

Por sua vez deve fazer banhos de vapor (sauna) com aroma de eucalipto, uma vez que este elemento é óptimo para desobstruir as vias respiratórias. Outro componente fundamental para tratar a bronquite é a prática regular de exercício físico ao ar livre, no entanto deve sempre lembrar-se que este deve ser feito de forma moderada, logo opte sempre por fazer caminhas ou pequenos exercícios que não necessitem de muita energia. Se gosta de sol eis uma boa noticia. Pois é! Os banhos de sol também são recomendados para quem sofre de bronquite, deste modo pode relaxar e ao mesmo tempo estará a tratar da sua saúde. Por fim devo lembrar que tal como em muitos outros casos a hidratação do corpo é fundamental, logo é recomendado que ingira diariamente entre um litro e meio de água a dois litros.